: cursos

Mochila – Caminhos da escrita

Uma oficina longa, dividida em módulos de curta duração.

Através de estudo de técnicas narrativas, leituras específicas e da proposição de exercícios direcionados iremos enchendo nossa mochila com as ferramentas necessárias para percorrer os caminhos da construção de um projeto literário. Tudo isso tendo como companheiros de viagem exemplos das literaturas latino americanas e africanas.

Módulo I

Introdução à escrita

Encontros online – via Google Meet
Todas as quartas-feiras
de 12.10 a 16.11
das 19h às 21h
investimento:
R$ 620 em até 3x
R$ 580 à vista

Começando pelo começo, no Módulo I serão 6 encontros nos quais abordaremos os elementos fundamentais de uma história.

O que você aprenderá:

– criação de personagem
– conflito
– ponto de vista, narrador e focalizador
– formas de narrar
– tramas e estruturas
– tempo, ritmo e espaço

O que você encontrará nas aulas:

– explicações teóricas acessíveis
– bibliografia literária exclusiva de países latino americanos e africanos
– bibliografia complementar
– exercícios de escrita
– feedback dos seus textos

Ao final, você terá desenvolvido os elementos básicos para a construção de um projeto literário, seja ele um romance, ou uma novela.

María Elena Morán – Ficcionista com um pé na literatura e outro no cinema, estudou comunicação na Venezuela, roteiro em Cuba e escrita criativa no Brasil. Em 2021 publicou seu primeiro romance, Os Continentes de Dentro.

Taiane Santi Martins – Ficcionista, pesquisadora de literaturas africanas há mais de dez anos, historiadora, vencedora do Prêmio Sesc de Literatura 2022 na categoria romance.

O caminho completo

Numa boa jornada há de se ter espaço para a flexibilidade, dividimos a mochila em módulos de curta e média duração para que você avance no seu próprio ritmo. Não há uma ordem certa e, ainda que um passo leve ao outro, cada módulo é independente.

Introdução à escrita

12 horas/aula

Uma jornada começa pelo primeiro passo, recomendamos o módulo I para quem está no início da aventura. Esse é o lugar para coletar ferramentas e estruturar uma ideia. E mesmo que você já tenha mais experiência no caminho e mais contato com a escrita criativa, podemos lhe acompanhar no trajeto já que nossos exercícios são direcionados para o desenvolvimento de um projeto específico e têm como ponto de partida apenas produções literárias de países latino americanos e africanos.

Narrativa longa

25 horas/aula

Recomendamos o módulo II para quem tem a ideia de um projeto literário pré-estabelecida. Não importa em que altura da jornada sua narrativa esteja, esse é um módulo de acompanhamento de projetos.

Módulo Itinerante

Esse é um módulo para qualquer um que queira pensar seu processo criativo através das veias abertas da Améria Latina, e da confluência cultural dos países africanos.

%d blogueiros gostam disto: